“A quimera é um ser mitológico constituído por partes de diferentes animais. Na biologia também é um ser vivo que tem no seu corpo células com diferentes DNAs. Esta música é uma quimera, uma junção de estilos, culturas e sonoridades”, explica Pablo.

O diretor Jorge Farjalla chegou para traduzir em imagens e sensações a canção de Pablo.
“Neste trabalho, se destaca a alma da música flamenca. A forma de colocar esse movimento da música na nossa brasilidade. De ter outro olhar para este tipo de canção, que é o que o Pablo faz”, analisa o premiado diretor. Pensando em Quimera, Farjalla logo imaginou os elementos: fogo, água, ar e terra. Todos ligados entre si, como os quatro seres presentes no vídeo.

“Quimera seria, então, representada pela personagem da mulher/deusa/bruxa que seria convocada pelos três terrenos/homens para o plano material referente aos astecas, aos índios, as danças tribais, ao enraizamento, ao culto da dança primitiva.
Estava aí o embrião de tudo e a serpente entra para representar o sagrado e o profano no clipe”, diz Farjalla.

O cenário para contar o ritual de Quimera é uma igreja, com muitas velas iluminando o local. O calor está presente nos corpos dos músicos. E os elementos vão ganhando vida de acordo com cada personagem. As imagens mostram o que está por trás dos desejos destes personagens.

Leticia se entregou de corpo e alma na história, incorporando uma entidade divina. “Fiquei muito orgulhosa de o Pablo ter produzido e executado tão bem a direção do Farjalla. E foi a primeira vez que dancei e contracenei com uma cobra. Foi tudo tão forte!”, diz a atriz. “Ficou como imaginei e muito mais. Cada um acreditou e de certa forma deixou um pedaço da sua alma no trabalho. Foi uma comunhão. O Farjalla se inflamou e nos inflamou com a ideia do clipe.

O Rodrigo Di Castro (diretor de fotografia), com seu olhar único e trabalho incansável, fez acontecer”, conclui Pablo. Para Rodrigo, captar a atmosfera de Quimera se fez essencial. Quando me revelaram os elementos que estariam presentes no filme, fiquei muito entusiasmado. Fazer uma fotografia densa requer precisão para se obter o look desejado sem perder detalhes”. Por conta das velas no cenário, o diretor de fotografia optou por ressaltar os personagens com uma cor oposta, um branco azulado. “Utilizar o fogo, como luz principal é um desafio para qualquer fotógrafo”, avalia.

Ficha técnica Quimera
– Pablo Vares ft Leticia Spiller
Direção: Jorge Farjalla
Direção de fotografia: Rodrigo Di Castro
Dança: João Silveira, Leticia Spiller
Roteiro: Jorge Farjalla
Direção de arte: Pablo Vares
Figurino e beleza: Leticia Spiller
Platô: Neco Yaros Cobra: Equipe Exótica
Still: Karina Friedrich
Assessoria de Imprensa: Stampa Comunicação
Câmera, montagem e color grading: Rodrigo Di Castro
Fonograma Violão: Pablo Vares Vocais: Leticia Spiller
Percussão: Alessandro “Alejo” Violino: Antón Carballo
Gaita galega: William Monroy
Gravação e mixagem: Rodrigo Di Castro (Rosa Amarela Estúdio)
Preparadora Vocal: Patrícia Maia
Realização: Pablo Vares, Rosa Amarela, Paisagem Filmes

Agradecimento Especial: Jac Fagundes, J. Maciel (Casa do Gaúcho), Tathiana Novaes, Tuninho e todos os funcionários do Sítio Santo Antônio
Apoio: Sítio Santo Antônio, Cotia Luthier, AG Percusión, Cazota Bar, Stampa Comunicação